segunda-feira, 31 de maio de 2010

1492 – A conquista do Paraíso

Trabalho sobre o filme

1ª. Parte – entrega das anotações do filme

2ª. Parte – resumo pessoal

3ª parte – questões


Questões

1) Descreva sobre a Espanha que aparece no filme no ano de 1492.


2) Qual era o projeto de Cristóvão Colombo e que idéias sustentavam sua viagem?


3) Como foi a apresentação do seu projeto na Universidade de Salamanca? Porque ele foi rejeitado?


4) Quais os interesses em torno do projeto de Cristóvão Colombo?


5) Como Cristóvão Colombo conseguiu que seu projeto fosse aprovado?


6) Como foi a relação entre brancos e índios no primeiro contato (primeira viagem) e no segundo contato (segunda viagem)?


7) No filme existe uma cena onde os índios deixavam um porção de ouro na mesa de um fiscal. Pergunta-se a que tipo de trabalho escravo esses índios foram submetidos?


8) Explique a frase pensando sobre a idealizada conquista do Paraíso o qual Cristóvão Colombo acreditava existir: “Acredito no céu e no inferno e acredito que ambos podem ser terrenos”.

9) (Unicamp SP/1992) Herói ou vilão, Colombo simboliza a conquista. (Folha de S. Paulo, 12/10/91)

a) Por que Colombo é tratado como herói ou vilão?
b) Por que ele é símbolo da conquista?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Nazismo na Alemanha

A Revolução Alemã (1918-1919)

Significado: revolução democrática dos trabalhadores, precipitada pela crise do final da Primeira Guerra Mundial e influenciada pela Revolução Russa.

Antecedentes:

1918, agosto-outubro: derrota militar da Alemanha na Frente Ocidental. Crise do Império Alemão sob a monarquia do kaiser Guilherme II

O início da revolução (1918)

- 29 outubro – motim dos marinheiros da Armada Imperial, precipitando a formação de sovietes operários. Divisão da esquerda alemã:

SPD (Partido Social Democrata): democracia e reformas no capitalismo → Friedrich Ebert

KPD (Partido Comunista Alemão): revolução anticapitalista e ditadura do proletariado → Rosa Luxemburgo

- 9-10 novembro – derrubada da monarquia: instalação de um governo provisório republicano do SPD, presidido por Ebert.

- 11 novembro – rendição da Alemanha: fim da Primeira Guerra Mundial. O governo provisório fez isso orientado pelos militares para impedir a destruição da Alemanha por uma invasão Aliada. O exército continuou intacto e coeso, comandado por oficiais conservadores. O mito da “facada nas costas” gerou entre os nacionalistas radicais uma imagem negativa do SPD/governo provisório e a idéia da invencibilidade militar da Alemanha

- Dezembro – convocação de uma Assembléia Constituinte, democraticamente eleita por sufrágio universal

A consolidação dos sociais-democratas (1919)

- 1-15 janeiro – tentativa de revolução comunista: o KPD (“spartakistas”) tenta derrubar o governo provisório e tomar o poder, mas fracassa. O exército e forças paramilitares (freikorps) apóiam o SPD, salvando o governo provisório

- 19 janeiro – eleições para a Assembléia Constituinte: SPD o maior partido

- Fevereiro – Ebert eleito presidente da Alemanha: SPD consolidado no poder

- 28 Junho – Tratado de Versalhes

- Agosto – Constituição de Weimar: república democrática parlamentarista. Criada pela aliança entre os sociais-democratas e os liberais com objetivo de estabelecer um Welfare State numa democracia capitalista.

A República de Weimar (1919-1933)

Problemas:

- Ausência de uma ampla tradição democrática

- Insatisfação nacionalista com o Tratado de Versalhes, agravada pelo mito da “facada nas costas”

- Crises econômicas periódicas

- Tentativas de golpes da extrema-direita e da extrema-esquerda

- A democracia dependia do aval dos militares e dos conservadores, que consideravam a República de Weimar um regime provisório

a) A primeira fase da república (1919-1923):

Início da presidência do social-democrata Ebert

Fase de crise econômica e política

1919 – Fundação do minúsculo Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP), fascista e anti-semita, por Anton Drexler (1884-1942). Adolf Hitler (1889-1945), militar de origem austríaca, filiou-se ao DAP. Em 1920, esse partido mudou o nome para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) ou Partido Nazista. Em 1921, Hitler assumiu a liderança do partido.

1922 – Crise financeira e hiperinflação

1923, janeiro – A França e a Bélgica ocupam a região do Ruhr

1923, outubro – nova tentativa de revolução comunista. Fracassou

1923, novembro – Putsch de Munique: tentativa de nazista. Fracassou e Hitler foi preso (na prisão escreveu “Minha Luta”)

b) A segunda fase da república (1924-1928):

Final da presidência de Ebert e início da presidência do conservador Paul von Hindenburg.

Fase de prosperidade econômica e estabilidade política: “Anos Dourados”

1924, agosto – Plano Dawes. Empréstimo norte-americano à Alemanha e reorganização do pagamento das reparações de guerra.

1925 – Tratado de Locarno. A Alemanha confirma a maior parte do Tratado de Versalhes

1926 – A Alemanha entra na Liga das Nações.

c) A terceira fase da república (1929-1933)

Presidência do conservador Hindenburg.

Crise final da república

Grande Depressão: desemprego em massa, empobrecimento da classe média

Crescente radicalização e polarização política: crescimento eleitoral do NSDAP (virou o principal partido) e do KPD

A maior parte do eleitorado nazista: classe média empobrecida, desempregados, pequena burguesia (sobretudo no interior do país) → crescente apoio financeiro do empresariado

A maior parte do eleitorado comunista: operariado

1929-1930 – Plano Young: renegociação das reparações de guerra

1932-1933 – Governos dos primeiros-ministros conservadores von Papen e Schleicher. Medidas que enfraqueceram a democracia e fortaleceram o poder de Hindenburg

1932, julho – Vitória nazista nas eleições legislativas. O NSDAP tornou-se o principal partido do Reichstag (parlamento).

1932, novembro – novas eleições legislativas. O NSDAP perde votos, o KPD cresce, mas o Partido Nazista continuou sendo o maior do Parlamento.

1933, janeiro – conservadores se aproximam de Hitler buscando uma aliança anti-esquerdista com apoio de setores do empresariado

1933, 30 janeiro – Hitler é nomeado chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha pelo presidente Hindenburg

A idéia dos conservadores (direita tradicional): usar os nazistas para combater o crescimento do comunismo, esmagar a esquerda e destruir a democracia

5.3 O governo de Hitler: o Terceiro Reich (1933-1945)

Ditadura nacional-socialista de Hitler, o Führer (“líder”)

1933, 27 de fevereiro – Incêndio do Reichstag (Parlamento): comunistas acusados. Pretexto para Hitler instalar a ditadura: estado de emergência e suspensão das liberdades civis

1933, março-julho – Instalação da ditadura monopartidária.

1934, 30 de junho – “A Noite das Longas Facas”: Hitler elimina a “ala esquerda” do NSDAP, sobretudo os líderes das SA (“tropas de assalto” nazistas). Consolida o apoio dos militares, conservadores e empresariado ao seu governo

1934, 2 agosto – Morte de Hindenburg: Hitler assume o poder total na Alemanha. Os militares juram lealdade à Hitler

1935, 15 setembro – Leis de Nuremberg. Os judeus alemães perdem seus direitos políticos e ficam proibidos de casamento com não-judeus

1938, 9-10 novembro – Noite dos Cristais. Destruição de sinagogas e lojas dos judeus por grupos populares estimulados pelo governo nazista. A comunidade judaica foi obrigada a pagar os estragos.

A política econômica nazista: intervenção estatal no capitalismo, obras públicas e investimento maciço no rearmamentismo.

O desemprego caiu drasticamente

O déficit público aumentou muito por causa do crescimento extraordinário dos gastos do governo, sobretudo os militares

O patrimônio dos judeus foi confiscado: forma de obter mais recursos para o governo

Hitler considerava a guerra e a conquista de novos territórios o melhor caminho para desenvolver a economia alemã e enriquecer a nação.

O Regime Fascista

O Fascismo na Itália

a) Antecedentes

1918 – Final da Primeira Guerra Mundial. Vitória da Itália (monarquia parlamentar liberal), que lutou ao lado da Entente. O país ficou mergulhado numa grave crise econômica e política, sob a ameaça de revolução operária/comunista. Os nacionalistas radicais, por sua vez, estavam insatisfeitos com os ganhos territoriais na guerra.

1919 – Benito Mussolini (1883-1945) forma, em Milão, os Fasci di combattimento (organização fascista), com objetivo de desencadear uma revolução nacionalista antiliberal e anticomunista.

1921 – Mussolini reúne os agrupamentos fascistas e funda o Partido Nacional Fascista (PNF), com plataforma nacionalista, anticomunista e antidemocrática.

1922 28-30 outubro – Marcha sobre Roma. Os fascistas (“camisas negras”) ocupam Roma e o rei Vitor Emanuel III nomeia Mussolini chefe de governo. Os fascistas assumem o poder, apoiados pela classe média e pela burguesia conservadora.

b) O governo de Mussolini (1922-1943)

Inicialmente, Mussolini manteve certa liberdade na Itália mas, em 1925-1926, ele tomou várias medidas que instalaram a ditadura fascista. Da fase ditatorial (1926-1943) do governo de Mussolini, podemos destacar:

1927 – Carta del Lavoro. Leis trabalhistas fascistas que estabeleceram o “corporativismo” (corporações = organizações que reuniam patrões e empregados por setores da economia) com sindicatos subordinados ao Estado. Influenciou a legislação trabalhista brasileira de Getúlio Vargas no Estado Novo.

1929 – Tratado de Latrão. Acordo entre a Itália (Mussolini) e a Igreja Católica (papa Pio XI), que encerrou a Questão Romana – a disputa pelo controle de Roma, iniciada na unificação italiana. A Igreja reconheceu Roma como capital italiana; em troca, ela recebeu a soberania sobre o Vaticano, uma grande indenização em dinheiro e privilégios na Itália (o catolicismo foi transformado em religião oficial do país, o ensino religioso foi introduzido nas escolas e a Ação Católica obteve liberdade de atuação, a única organização não-fascista com esse direito )