segunda-feira, 14 de junho de 2010

TRABALHO SOBRE O FILME – MATEMÁTICA DO DIABO

3oD, 3oE, 3of, 3oG, 3oH

• título original:The Devil's Arithmetic
• gênero:Drama
• duração:01 hs 35 min
• ano de lançamento:1999
• estúdio:Showtime Networks Inc. / Millbrook Farm Productions / Punch Production Inc.
• distribuidora:Showtime Networks Inc.
• direção: Donna Deitch
• roteiro:Robert J. Avrech, baseado em romance de Jane Yolen
• produção:Lee Gottsegen, Tom Kuhn, Murray Schisgal e Fred Weintraub
• música:Frederic Talgorn
• fotografia:Jacek Laskus
• direção de arte:Galius Klicius e Bob Sher
• figurino:Alex Kavanagh e Daiva Petrulyte
• edição:Robin Katz
• efeitos especiais:

sinopse:

Hannah Stern (Kirsten Dunst) é uma jovem de origem judaica, que não dá a devida importância para suas raízes. Tudo muda quando, misteriosamente, ela volta no tempo e vai parar em 1941, na Polônia, quando o país foi invadido pelo nazistas. Sem entender direito o que está acontecendo, ela acaba sendo presa e mandada para um campo de concentração. Apesar de nunca ter dado a devida atenção, ela sabe que seis milhões de judeus morrerão nos próximos anos.

elenco:

• Kirsten Dunst (Hannah Stern)
• Brittany Murphy (Rivkah)
• Paul Freeman (Rabbi)
• Mimi Rogers (Leonore Stern)
• Louise Fletcher (Tia Eva)
• Nitzan Sharron (Ariel)
• Shelly Skandrani (Leah)
• Daniel Brocklebank (Shmuel)
• Heather Bertram (Mary)
• Caterina Scorsone (Jessica)
• Lina Avizienis (Dorrie)

Reflexões sobre o filme

PARTE 1 – conceitos

01. Utilizando a internet pesquise o significado das palavras-chave contidas no filme:

a. Povos semitas
b. Judaísmo
c. Anti-semitismo
d. Totalitarismo
e. Nazismo
f. Shoah
g. Holocausto
h. Campos de concentração
i. Arianismo

PARTE 2 – Origens históricas

02. Após a pesquisa das palavras explique sobre a perseguição aos judeus em suas origens históricas.

03. No século XX que motivos Hitler defendeu para justificar a perseguição aos judeus na Alemanha nazista?

PARTE 3 – Discutindo o filme

04. Como a personagem principal passa de um estado de alienação para outro de conscientização.

05. O titulo do filme “Matemática do Diabo” nos faz pensar sobre o uso dos cálculos e números orientados para o ideal nazista. Descreva o uso de tal matemática com exemplos que aparecem no filme.

06. Ao ser enviada para um campo de concentração a personagem e seus parentes bem como outros passam por um processo de despersonalização. Como ocorre, pela visualização do filme, esse processo até a solução final ou a conclusão da matematica do diabo?

07. Em sua opinião a valorização da raça pura pregada por Adolf Hitler e a ênfase ao anti-semitismo colaboram para o ideal da boa política? O que você(s) proporiam para os dias de hoje não tomarem como exemplo o nazismo e o holocausto?

4 comentários:

Gustavo disse...

Podia disponibilizar o filme para assistir online ou download, pra quem não assistiu né Arrovani? rs

Alessandra disse...

Parabéns! Belo desenvolvimento do tema.

Julha Alves disse...

porque o filme a " matematica do diabo " tem esse nome ??

** kehh ** disse...

Artigo excelente, sugestões perfeitas para a construção de um trabalho. O filme é incrível. Parabéns!