sábado, 5 de maio de 2007

DIA DO TRABALHO


A data internacional surgiu após protestos e mortes de operários. O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.


Leia e reflita - frases sobre o trabalho


"Estes brutos (os operários) só compreendem a força, uma força que possam recordar durante várias gerações..."New York Tribune, 1886, sobre a repressão da greve na preça Haymarket, em Chicago, nos Estados Unidos


"A prisão e os trabalhos forçados são a única solução adequada para a questão social"Chicago Times, 1886, idem acima


"Se é necessário subir também ao cadafalso pelos direitos dos trabalhadores, pela causa da liberdade e para melhorar a sorte dos oprimidos, aqui estou" Alberto Parsons, tipógrafo, 39 anos, operário que participou da manifestação de Chicago em 1886, ao apresentar-se voluntariamente à polícia. Foi preso e enforcado.


"Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que nos estrangulais hoje" Agust Spies, tipógrafo de 32 anos, antes de ser enforcado pela participação na manifestação de 1º de maio de 1886


"Festa dos trabalhadores em todos os países, durante a qual o proletariado deve manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como a sua solidariedade" Declaração do documento aprovado pelo Congresso Socialista de Paris em 1889, que instituiu o 1º de maio como Dia Mundial do Trabalho


"Alguns dizem que o trabalho duro nunca matou ninguém. Mas pergunto: pra que arriscar?"Ronald Reagan"Creio bastante na sorte. E tenho constatado que, quanto mais eu trabalho, mais sorte tenho"Thomas Jefferson


"O trabalho é o refúgio dos que não tem nada para fazer"Oscar Wilde "Trabalhando arduamente 8 horas por dia você poderá se tornar um chefe e trabalhar 12 horas por dia"Robert Frost"


Toda profissão é grande quando exercida com grandeza"J.Jofrey
"Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã, vai dormir à noite e, nesse meio tempo, faz o que gosta"Bob Dylan"A pessoa devotada à burocracia perdeu a iniciativa. Está lidando com observações que lhe foram informadas, e parou de observar por conta própria. Foi essencialmente derrotada em seu trabalho"


Prof. C. Northcote Parkinson"Amanhã, amanhã, não hoje. Dizem todos os preguiçosos"Cristian Weiss
"Não existe dignidade no trabalho quando nosso trabalho não é aceito livremente"Albert Camus"O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.


"Voltaire "O trabalho mais produtivo é aquele que sai das mãos de uma pessoa alegre"Victor Pauchet"


O trabalho persistente vence tudo"Virgílio


"O trabalho só espanta as almas fracas"Luiz XIV


"Para ser bem sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é apaixonar-se por ele "Mary Lauretta


"Todas as pessoas têm disposição para trabalhar criativamente. O que acontece é que a maioria jamais se dá conta disso "Truman Capote"


"Nosso trabalho mais importante está em casa"Harold Lee


link na internet:

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei...
Algo que me faz pensar mais sobre o verdadeiro valor de um trabalho bem sucedido, com prazer, harmonia e felicidade!